
A Carbono Zero é uma certificação de referência no cálculo e compensação de emissões de carbono disponibilizada pela Ponto Verde Serviços, que permite fazer o sequestro das emissões através de créditos de carbono com origem na floresta nacional ou em standards de referência internacionais.
A certificação Carbono Zero atua na prevenção, quantificação, redução e compensação das emissões resultantes das atividades das empresas e é uma referência pioneira em Portugal no mercado de compensação voluntária de emissões de Gases de Efeito de Estufa.
A certificação Carbono Zero quantifica as emissões de gases com efeito de estufa, expressas em dióxido de carbono equivalente (CO2e), associadas às atividades das empresas, e permite a compensação das emissões não evitáveis através do apoio financeiro a projetos de sequestro de carbono. A quantificação das emissões é por isso um passo fundamental, pois permite monitorizar os impactos, mitigar os seus efeitos e prevenir, reduzindo as emissões.
O cálculo das emissões de CO2e é feito segundo metodologias próprias da marca Carbono Zero, baseado nos mais rigorosos standards internacionais que estabelecem o âmbito de atuação, direta e indireta, por áreas de atividade.
Desde a sua origem, a Carbono Zero tem privilegiado o apoio a projetos florestais em Portugal, apesar de atuar igualmente no mercado acreditado de créditos internacional.
Todas as atividades causam impacto ambiental e um evento, mesmo que 100% digital, não é exceção. Apesar da realização de um evento em formato digital ser mais ecofriendly, existem aspetos na sua organização que têm de ser contabilizados no cálculo da emissão de gases. Falamos de consumos energéticos associados à utilização de computadores, à eletricidade, à climatização ou às deslocações da equipa técnica que faz a gestão do evento no seu local de trabalho.
Assim, é da competência das organizações diminuírem este impacto e compensarem as emissões que geram. A SPV, pela génese da sua missão, compromete-se com uma maior proteção ambiental e é por isso que as Jornadas Técnicas da SPV são um evento Carbono Zero.